Maçã conheça os seus benefícios para saúde

Maçã conheça os seus benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A Maçã é uma fruta que foi consumido pelos nativos do Peru, há quase 3.000 anos por suas propriedades nutritivas, energéticas, rejuvenescedoras e afrodisíacas. Atualmente, os benefícios dessa fruta para a saúde têm sido difundidos em todo o mundo e cada vez mais pessoas acrescentam à sua alimentação.

A maçã é uma fruta que cresce naturalmente nos Andes Peruanos, a mais de 4.000 metros sobre o nível do mar. A parte comestível é a raiz, tem a forma de um rabanete grande e pode apresentar diferentes cores.A maçã (1) é uma fruta com alta concentração de nutrientes. Fornece vitaminas, minerais, hidratos de carbono, proteínas, fibras, gorduras e outros compostos fundamentais para a saúde.

Entre o 10-11% de esta raiz é representado por proteínas, as quais possuem em sua composição aminoácidos essenciais, entre eles, a lisina, a metionina e o triptofano. Os carboidratos constituem o 60-70% do peso total da maçã, e o seu teor de fibra (celulose e lignina) pode vir a representar 8%.

Seu teor de gordura é baixo, 2,2%, mas são principalmente ácidos gordos saudáveis, monoinsaturados e poli-insaturados.
É rica em vitaminas do grupo B (B1, B2, B6), vitamina C, E e beta-caroteno (provitamina A). É rico em minerais essenciais para o crescimento, o desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo: cálcio, ferro, zinco, potássio e magnésio, entre outros.Contém macaínas, nome que se dá aos 4 alcalóides presentes na maca, que intervêm na regulação hormonal do organismo.

Benefícios da maçã para a saúde

Foram feitas muitas pesquisas que relacionaram o consumo regular de maçã com os seguintes benefícios para a saúde e o bem-estar:

Aumento do bem-estar em geral mais energia e sensação revitalizante.
Redução do estresse e da ansiedade.
Aumento do desejo sexual.
Melhoria da capacidade reprodutiva e fertilidade em homens e mulheres.
Alívio dos sintomas da menopausa.
Prevenção e tratamento da anemia, por seu conteúdo de ferro.
Prevenção da osteoporose, devido ao seu teor de cálcio. Promoção do desenvolvimento ósseo em crianças.
Fortalecimento das defesas do organismo, devido ao seu teor de ferro e zinco.
Atraso do envelhecimento, por seu elevado conteúdo de antioxidantes (vitaminas C e E).
Regulação da glicemia (açúcar no sangue) e redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”).
Prevenção e alívio da constipação, devido à presença da fibra.
Melhoria da função cerebral.
Aumento do desempenho esportivo.
A maça é ideal para pessoas com doença celíaca, porque é um alimento livre de glúten e com um perfil nutricional completo.

maça
Foto:Divulgação/Pixabay

Quem pode consumir maçã?

A maçã praticamente não tem contra-indicações. Algumas pessoas têm sentido alguns sintomas como insônia, flatulência, diarreia ou hiperatividade quando consumidos em excesso, mas quando consumidos de 1 a 3 colheres de chá por dia não devem apresentar efeitos colaterais.A maçã é benéfica não só para os adultos, mas também para as crianças e os idosos. As mulheres grávidas ou lactantes devem consultar seu médico antes de começar a consumi-la.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *