Mamão conheça os seus benefícios para saúde

Mamão conheça os seus benefícios para saúde
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

O mamão é uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais e enzimas digestivas que trazem grandes benefícios ao organismo.Seu nome científico é Carica papaya, é uma espécie de planta arbustiva do gênero Carica na família Caricaceae, seu fruto é conhecido como mamão.O efeito medicinal do mamão (1) foi descoberto pelos maias, e desde então destaca-se, claramente, por ser uma fruta com uma série de benefícios e propriedades muito importantes.

O mamão (2)é originário nos climas quentes do norte e da América central, especialmente no sul do México e da Nicarágua e de acordo com isso depois do descobrimento da América, foi invadida pela indonésia distribuiu-se a muitas outras partes do mundo.O fruto, caule e raízes de mamão contém grande quantidade de látex, onde se encontra a papaína, que é uma enzima com propriedades peptolíticas que provocam a ruptura de múltiplas ligações em proteínas animais, o que tem por consequência que possa ser usada para amaciar a carne destinada ao consumo humano, além de ser utilizada por possuir certas propriedades que beneficiam a saúde.

Benefícios do mamão para saúde

É uma fruta que traz muitos benefícios ao organismo, tanto a nível nutricional como medicinal, entre os quais se encontra: É um bom diurético, por ser uma fruta do tipo, já tem bastante água, cerca de 90 por cento. Graças a este elevado percentual em água é um excelente diurético. O látex é usado para curar, feridas e úlceras da pele por seu grande poder anti-séptico que oferece.

Favorece a formação de colágeno, melhorando a saúde da pele, além disso, por ser rica em beta caroteno é o principal precursor da vitamina A no organismo, favorecendo também para a síntese de melanina, pigmento natural da pele, que ajuda a promover o bronzeado e protege da radiação solar.

É protetora contra o câncer e as doenças cardiovasculares,é eficaz para crianças com anemia, mulheres em estado de gestação ou pacientes que sofrem perdas de sangue, por sua grande contribuição de cálcio necessário para a fixação da vitamina C, por seu alto teor de ferro, fósforo e provitamina A.

O mamão (3) também é usado para o tratamento de feridas, devido ao seu teor de papaína, que ajuda a eliminar as áreas necróticas e iniciar a cicatrização. Outro de seus compostos é o flavonóide cryptoxantina, que atua como antioxidante contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Os flavonóides protegem contra a oxidação do colesterol LDL, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Foto:Divulgação/Pixabay

O mamão contém minerais como o cálcio, o magnésio, o potássio e o fósforo, que ajudam a restaurar o equilíbrio ácido-base do organismo.Também é utilizado como cosmético, usando a polpa deste fruto como máscara facial, removendo as células mortas da pele, deixando-a limpa, macia e favorecendo a eliminação das manchas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *