Vitamina B6 ou piridoxina, funções, benefícios e alimentos ricos

Vitamina B6 ou piridoxina, funções, benefícios e alimentos ricos
5 (100%) 1 voto Gostou Do Artigo?Deixe Seu Voto

A vitamina B6 ou piridoxina é uma vitamina hidrossolúvel, o que indica que se dissolvem em água porque o corpo não há pode armazenar e são eliminados através da urina. Esta característica específica produzem-se que o consumo deve ser regular e em grandes quantidades para que não haja perigo de deficiências, devido a que esta vitamina cumpre importantes funções no corpo humano.

A piridoxina cumpre funções essenciais no organismo, como a síntese de carboidratos. Esta função juntamente com a vitamina B1, que também degrada hidratos de carbono para a geração de energia.O organismo sintetiza as coenzimas PLP (piridoxal-fosfato) e PMP (piridoxamina) a partir de vitamina B6 (1), as coenzimas são importantes componentes das enzimas, e estas funcionam como catalisadores para o corpo, já que, sem elas, muitos processos bioquímicos não poderiam ocorrer ou de forma muito lenta.

Além de sintetizar os carboidratos, também processa as gorduras e proteínas, esta função também é realizada pela vitamina B3. De igual modo que a vitamina B12 e a vitamina E, ajuda na formação de glóbulos vermelhos.Produz hemoglobina e esta se encarrega de transportar o oxigênio dos glóbulos vermelhos do sangue para os tecidos.

Fontes de vitamina B6

A vitamina B6 (2) tem que saber da dieta, pois os humanos não conseguem sintetizar, existem alguns alimentos de consumo diário que contém vitamina B6.

Os alimentos relativamente ricos em vitamina B6 incluem:
Batatas
Espinafre
Bananas
Nozes
Frutos secos
Lácteos
Frango
Peru
Salmão

Certos alimentos vegetais contêm uma forma única de vitamina B6 chamada glucósido de piridoxina, que, aparentemente, é apenas a metade de biodisponível que a vitamina B6 de outras fontes alimentares ou suplementos.A contribuição desta vitamina dos alimentos depende, em grande medida, de como são cozidos ou processados, antes do seu consumo, esta desaparece completamente do leite após a esterilização; igualmente acontece ao fritar ou assar a carne se reduz em cerca de 30 a 40% o nível inicial de vitamina B6, os alimentos congelados perdem até 50% do seu conteúdo em vitamina B6.

Benefícios da vitamina B6

Esta vitamina proporciona vários benefícios ao organismo, além de levar a cabo as suas funções cotidianas, além disso, pode oferecer outros benefícios quando trabalha de mãos dadas com outras vitaminas. As propriedades que oferece a vitamina B6 são:

vitamina b6
Foto:Divulgação/Pixabay

A piridoxina facilita a produção de serotonina, substância que combate o stress, a depressão e a insônia.
Esta vitamina junto ao magnésio diminui o risco de cálculos renais em doentes de hiperoxaluria primária do tipo I, mas não contribui para a sua prevenção em pessoas normais.
Esta vitamina é muito popular entre os atletas, já que aumenta o rendimento muscular e a produção de energia, isto é devido a que, quando há necessidade de um maior esforço favorece a liberação de glicogênio armazenado no fígado e nos músculos.
É utilizado com o fim de evitar o desconforto menstrual, como dor nas mamas e a depressão ou mudanças de humor.
As propriedades da vitamina B6, permitem a formação de anticorpos com o fim de prevenir doenças e fortalecer o sistema imune.
Mantém o funcionamento das células nervosas, já que intervém na formação de mielina.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *